segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Primeiro ventilador.

Para saciar esse calor além de bons líquidos gelados, também pegamos aquele bom ventilador para refrescarmos, mais quem inventou ele?

Schuyler Skaats Wheeler (17 Maio, 1860 - 20 abril 1923) -engenheiro americano inventor do ventilador de mesa com duas pás.

O primeiro ventilador mecânico surgiu a partir da aplicação dos leques convencionais presos por uma haste que se movia devido ao movimento de algumas roldanas. Entre 1882 e 1886, o Dr.Schuyler Skaats Wheeler desenvolveu o ventilador de mesa com duas pás, uma espécie de ventilador elétrico particular.

Em 1882, Philip H. Diehl, que é considerado o pai do ventilador moderno, inventou o ventilador de teto: continham pás de latão, e vários deles também possuíam uma grade do mesmo material, que apesar de serem bem construídas internamente, estavam bem distantes de serem seguras: vários dos ventiladores tinham uma abertura grande o suficiente para se colocar uma mão ou até um braço. Com os avanços industriais, o metal pôde ser produzido em série e com formas diferentes, baixando assim o preço dos ventiladores e permitindo que moradores comuns pudessem comprá-los. A partir da década de 70 o ventilador de teto no estilo vitoriano se tornou popular. 
Fonte das informações


Nenhum comentário:

Postar um comentário